<< Clique para Mostrar o Sumário >>
Gerando um Certificado de Teste para o Protocolo HTTPS |
O protocolo HTTPS é implementado no Elipse Mobile Server usando a biblioteca OpenSSL. Para criar um certificado de teste, siga estes procedimentos.
1.Abra um Prompt de Comando do Windows como Administrador.
2.Vá para a pasta Tools da instalação do Elipse Mobile Server.
3.Execute o script make_certificate.bat.
4.Este script solicita algumas informações para criar um certificado. Para aceitar os valores padrão encontrados no arquivo openssl.cfg, mostrados entre colchetes para cada campo, digite ENTER. O nome do domínio deve ser informado.
5.O certificado, um arquivo com a extensão .crt, e a chave privada, um arquivo com a extensão .key, do servidor são gerados na mesma pasta. Estes arquivos podem ser renomeados.
6.Adicione o certificado recém-criado ao Elipse Mobile Server. Para isto, clique com o botão direito do mouse no ícone da Área de Notificações do Windows e selecione a opção Settings.
7.Na aba Settings, selecione a opção Enable secure connections e importe os arquivos de certificado e de chave privada criados nas opções Security certificate (.crt) e Private key (.key), respectivamente.
8.Estes arquivos são então copiados para a pasta principal. Apague os arquivos criados na pasta Tools e reinicie o servidor.
NOTA |
Mantenha em segredo a chave privada. |
9.Ao abrir o domínio indicado no certificado em um navegador, uma mensagem é mostrada indicando que o certificado é suspeito por ser autoassinado. Para prosseguir, clique em Avançado.
A partir deste momento, o Elipse Mobile Server já executa no protocolo HTTPS. As informações são criptografadas ao passarem pela Internet mesmo com este certificado de teste, e o servidor não responde mais no protocolo HTTP. As exceções a este comportamento são os casos em que o login é automaticamente redirecionado se o endereço digitado não contém o protocolo HTTP e no download de um certificado para instalação em equipamentos móveis.